Testar o Ford Fusion Hibrido foi uma experiência muito interessante. Com diversas constatações. A primeira avaliação é a de que é possível viver sem celular, pelo menos por algum tempo. Eu esqueci meu celular em casa e consegui ficar um dia inteiro sem aquela parte do meu corpo e mente.
A segunda é o meu conceito de carro completo. Quando vejo na tv anúncios oferecendo algum modelo completo tenho que usar o Fusion como uma referência. E aí tenho que entender que ter ar condicionado, direção hidráulica e vidros elétricos, o pacote dito “completo” de muitos carros é uma vergonha de marketing.
Um carro que é feito para uma pequena gama da população tem de imediato o título do carro mais econômico do país, título esse que deveria ser de algum dos caros populares com seus motores 1.0, mas não. Empurrado pelos 190 cavalos da combinação do motor 2.0 à gasolina e do motor elétrico, o Fusion detém as marcas de 16,8 km/l na cidade e 16,9 km/l na estrada. Você pode conferir o ranking dos carros mais eficientes em consumo neste site da Petrobras.
Embora, o consumo talvez não seja o principal fator na decisão de compra de quem se dispõe a pagar R$ 124.990,00 pelo veículo, a pegada ecológica sim, pode contribuir, e a interação com o motorista ajuda muito no objetivo de se dirigir, não de forma econômica, mas de forma menos agressiva com a natureza.
Além de informar o valor exato do consumo, o computador do carro usa uma forma lúdica mas cativante e que é a exibição de folhas verdes que crescem em um dos mostradores indicando a forma de conduzir.
Dirigindo de forma mais agressiva as folhas vão caindo. Assim, como num jogo, você é compelido a encher aquele painel com muitas folhinhas. Mas se você deixar as folhas de lado e pisar fundo, o Fusion híbrido te leva de 0 a 100km/h em 9,3s.
Mas vamos à experiência. Do alto dos meus 190cm de altura, posso dizer que esse carro comporta baixinhos e grandinhos com o mesmo conforto. Bancos e retrovisores possuem três memórias de ajuste, facilitando o uso pelos membros de uma família.
A partida é feita através de um botão start/stop no painel. E aí começa a diferença. Voce não escuta o motor, apenas uma luz de aviso indica que o carro está pronto para rodar.
Os dois motores, são fraternais e se entendem bem. Você sempre começa a rodar com o motor elétrico, que dividirá a tração com o motor à gasolina ou passará o total controle a ele dependendo da situação em que você estiver.
No plano o motor elétrico funciona até o limite de velocidade de 100Km/h. Depois disso, obrigatoriamente, entre o motor à combustão. Se você exigir potência o motor químico entra em ação instantânea. O computador de bordo avalia o percurso que você faz diariamente e otimiza as funções do carro, incluindo consumo para aquele percurso. Isso faz com que o carro se torne ainda mais econômico. Usando tecnologia que você vê na fórmula 1, O sistema de frenagem regenerativo do Fusion recupera até 95% da energia perdida nos freios e mandando essa energia para as baterias de ion litium que ficam no porta malas do carro.
Entre os equipamentos de série, o Fusion Híbrido conta com oito airbags, incluindo aqueles para joelho, piloto automático adaptativo, monitoramento de pontos cegos, alerta de colisão e sistema multimídia Sync com tela touchscreen.
Um aspecto que eu gostei muito foi a segurança ativa que o carro oferece. O monitoramento de pontos cegos é muito útil. Ele avisa quando um veículo se aproxima com velocidade dos pontos cegos do carro quando você está rodando. Isso evita acertar um motoqueiro que insiste em ultrapassar entre as faixas de rolagem, por exemplo.
Na hora que você está dando a ré num estacionamento, O alerta de tráfego cruzado avisa se algum carro está vindo pelo corredor. O carro também possui um modo de estacionamento automático que facilita muito fazer uma baliza.
Outro recurso muito útil é o sensor de faixa de rolamento. Uma vez ativado o carro te avisa que você está saindo da sua faixa. Ideal para aquelas situações de sono que podem causar acidentes. O aviso vem através da trepidação do volante e avisos sonoros. Além disso o piloto automático adaptativo mantém uma distância segura do carro que vai à frente. Dependendo da programação que você faz com alguns cliques no volante, você não precisa pisar no acelerador e freio. O carro faz tudo por você. Testei isso durante o trecho de estrada e foi realmente incrível ficar de passageiro mesmo estando ao volante do carro.
Nessa faixa de preço o Fusion concorre com os alemães Mercedes Classe C, Audi A4 e BMW série 3 de entrada com total habilitação para atrair a atenção de quem gosta de sofisticação e ter a última tecnologia disponível em suas mãos.
Veja como foi andar com o carro nesse vídeo de 1 minuto de duração.