O Calendário Pirelli é um marco anual da fotografia. Dos seus primórdios na década de 1960 onde seu destino certo era nas paredes de borracharia, ele evoluiu passando por diversas fases e assumindo um lado antropológico que conta diversas facetas do ser humano que está à frente ou atrás da câmera no momento do clique.
A cada ano ele toma um tema diferente que o torna cada vez mais cobiçado. Não há como prever o que sairá na próxima edição. De uma alucinação extravagante e psicotrópica do fotógrafo com produção hollywoodiana a um ensaio espartano, o calendário leva seu observador a viagens inesperadas que podem passar por continentes distantes, praias paradisíacas ou encima de uma lona de caminhão com a modelo sem maquiagem alguma.
Na última década ele ganhou ares mais politicamente corretos deixando o desejo sensual que serviu como pilar no século passado um pouco de lado em algumas edições, mas nem tanto em outras. O calendário de 2017 clicado por Peter Lindbergh foi a simplicidade da simplicidade. Atrizes conhecidas sem maquiagem, fotos feitas com a minima produção e usando basicamente luz natural. Ahh, todas vestidas.
O calendário de 2018 faz parte das viagens da mente e tem como tema Alice no País das Maravilhas. Clicado pelo fotógrafo britânico Tim Walker, ele retrata pela primeira vez apenas artistas negros, 17 no total oriundos do universo da moda, música, cinema e do underground do rap. Duckie Thot a modelo que parece a Barbie é Alice, a Drag Queen RuPaul é a rainha de Copas e Whoopi Goldberg a Duquesa.
Descrever as imagens é dificil, mas ver os bastidores dessa viagem já é. Recomendo que você acesse o site oficial do calendário. Lá, além de ver o making of da próxima edição você poderá ver a sua história através dos bastidores de todas as décadas e perceber como ele passou de um objeto de desejo sensual à condição de objeto de arte.
O site oficial é: http://pirellicalendar.pirelli.com/en/home
Logo no início do site você pode dar um play no vídeo dos bastidores e rolando a página mais detalhes dos personagens fotografados. Mas eu recomendo que você acesse
Esse que vos escreve possui a versão 2003 do calendário e não vende por nada.