Um mega resort all inclusive na riviera maia é o sonho de muitos viajantes. Praias incríveis, mordomia, história e gastronomia. É assim que você pode começar a pensar sobre o Hotel Xcaret México.
Meu estilo de viajar normalmente me leva a outros destinos. Minha sensação é a de que um grande resort terá muita gente, um publico muito diverso com interesses possivelmente muito oposto ao meu.
Quando aceitei o convite para conhecer o Xcaret na região de Cancun, confesso que essas ideias me passaram pela cabeça, mas por outro lado, o fato do hotel ser integrado a cinco parques temáticos me despertou a curiosidade.
Seria, numa analogia, como estar dentro de um hotel dos parques de Orlando.
Bem, com meus preconceitos deixados de lado embarquei nessa viagem através de um voo da Copa Airlines com destino a Cancun e escala na cidade do Panamá.
As conexões da Copa são extremamente apertadas para os padrões convencionais, dificilmente mais de 1 hora entre um voo e outro, o que te faria tremer quando se pensa nos aeroportos europeus e norte-americanos.
Mas lá, tudo funciona de forma ajustada. É o tempo parece ser absolutamente adequado. Você pode ir ao banheiro, olhar algumas lojas e ir para o portão de embarque sem desespero.
Veja o outro post sobre como é voar na classe executiva da Copa Airlines.
A chegada
Na saída do aeroporto um representante do Xcaret aguarda os viajantes para embarca-los em uma Van que parte de 30 em 30 minutos nos horários diurnos e de 1 em 1 hora nas madrugadas.
A viagem até o hotel dura cerca de 1 hora e é usada pela guia para explicar alguns detalhes do funcionamento do hotel , para o preenchimento de uma ficha com dados para o Check in e assistir um vídeo que nos dá uma primeira e boa impressão do hotel e dos parques temáticos.
Ao chegar na recepção somos recebidos em uma sala climatizada para fazer o registro. Lá recebemos uma mini paleta mexicana e um suco para aplacar a temperatura.
Em dez minutos estávamos a caminho de nosso quarto. O hotel de 900 quartos é dividido em cinco alas ou casas como eles preferem chamar. Cada uma com diferentes tipos e tamanhos de quarto.
A Casa Tierra é dirigida para famílias e próxima da piscina infantil e áreas de recreação voltadas para crianças e adolescentes.
A casa Viento é voltada para famílias e adultos. A casa Fuego é somente para adultos e possui piscinas no ultimo andar. A casa Água é integrada ao Spa Muluk e possui acesso direto a piscinas a partir da varanda de alguns dos seus quartos. A casa Espiral é recomendada para grupos que estejam convidados para casamentos pois estã conectada com as salas de Evento do hotel.
O tamanho do hotel impressiona, assim como sua arquitetura integrada à natureza.
Lá não tem chave de quarto. Você recebe uma pulseira que é o seu passaporte e chave do quarto. Basta aproximá-la da fechadura para abrí-la. Se quiser comprar algo nas lojas basta aproximar a pulseira.
O meu quarto tinha aproximadamente 50 m quadrados. Duas camas king de casal, uma varanda com rede voltada para o lado interno do hotel e o banheiro integrado ao quarto aumentando sua amplitude.
O kit de amenidades oferecido incluía xampu, creme rinse, sabonete líquido, creme para o corpo, creme e aparelho de barbear, pente (dispensável para mim) kite de remoção de maquiagem, escovas e creme dental de ótima qualidade.
Um prato de frutas preparado de boas-vindas e uma explicação detalhada sobre o quarto e como operar os seus equipamentos me deixou confortável para minhas primeiras horas por lá.
Como cheguei no final do dia dia, meu compromisso seria apenas o jantar.
Integrado à natureza
O hotel foi planejado de forma a fazer parte da natureza e integrando-se a ela nos mínimos detalhes.
Aproveitando os cenotes, rios subterrâneos da região os arquiteros criaram outros cenotes e ao seu lado contruiram as casas. O trabalho foi tão bem feito que você diz que tudo é natural.
Imagine abrir a varanda do quarto e ter uma pequena praia fluvia à sua frente, ou então simplesmente saltar em um cenote. Incível.
Esse é o tipo de hotel que vale uma viagem por sí só, pois o hospede tem uma série de atividades dentro do próprio hotel que certamente tomam dois ou três dias de experimentação. Você tem as praias internas, rios e trilhas de selva. Quadras de tênis e Padle. Três academias e a possibilidade de fazer Kayak ou Paddle board,. Ufa.
Uma das imagens mais marcantes e uma experiência única é a piscina suspensa da casa Fuego que funciona como uma espécie de ponte de água aérea. Parece louco não? Mas a foto mostrada a seguir te explica exatamente o que quero dizer. Nadar nas alturas e contemplar o mar la embaixo. Isso é único.
Gastronomia
O hotel possui 10 restaurantes, ou seja você precisa ficar cinco dias para poder experimentar todos no almoço e jantar. Um deles o Há é assinado pelo Chef Carlos Gaytán, único mexicano com 1 estrela Michellin e oferece um menu de degustação de sete tempos acompanhando pelos melhores vinhos do México. Esse restaurante é cobrado à parte, ao contrário dos demais que estão dentro do pacote tudo incluído.
Quatro restaurantes de cozinha mexicana certamente são os mais concorridos. O La trajinera contempla o mar e se integra a principal piscina do hotel.
O mercado de Lá Merced é, como o nome diz, um verdadeiro mercado self service dos sabores mexicanos e o mais concorrido para o café da manhã.
Para os amantes da carte, La cantina Los Faroes é o destino certo.
Os demais restaurantes Contemplam a gastronomia oriental (Xin-Gao), mediterrânea (Fuego), delicias do mar (Las Playas).
É um verdadeiro desafio ao paladar e a balança, talvez por isso o hotel tenha 3 academias bem equipadas.
Eventos e Casamentos
Um dos públicos do hotel são os grupos de eventos ou casamento. No centro do Hotel se ergue uma colina de pedra, em forma de espiral que abriga em seu topo uma capela. Abaixo dela, salões para reuniões empresariais ou bodas de casamento. Essa colina foi erguida com as pedras das escavações dos cenotes do hotel. A vista lá de cima é incrível contemplando o mar e mais ao fundo algumas torres dos parques.
O hotel tem um departamento especializado que cuida de todos os detalhes relacionados aos preparativos de um casamento ou evento. É cada vez mais frequente o número de brasileiros que escolhem casar lá levando um seleto grupo de amigos para a cerimonia e aproveitar as amenidades do hotel.
Os Parques
Confesso que o hotel te prende pelas suas ofertas de lazer, mas você tem muito mais para aproveitar se explorar um dos cinco parques integrados ao hotel e aos tours para outros locais incluído nos pacotes. São eles o Parque Xcaret, Xplor, Xplor Fuego, Xoximilco Cancum e Xenses. Além deles você tem também um tour a Xichen Itza e outro aos cenotes naturais da região.
Avaliação
Os quatro dias que fiquei por aqui foram miseravelmente poucos para aproveitar tudo que o Xcatet oferece. Aquele enorme hotel da chegada parecia encolher a cada dia que passava, quando eu descobria mais sobre ele, atalhos para ir de um lugar ao outro, ou locais mágicos para passar algum tempo descansando numa rede ao lado de um cenote.
As experiências gastronômicas foram algo à parte. Lembra que eu imagina que fosse algo como um hotel integrado a um parque temático? Muito bem, sai de lá com a sensação de que existiam cinco parques integrados ao hotel, que por si só já merecia ser visitado, desfrutado e experimentado em todos os seus detalhes.
Estando lá você acorda com a dúvida do que fazer e ao deitar ela ainda está com você. Mas é um sofrimento que sempre tem uma reposta que vai te deixar encantado.