A Aventura de Viajar 1 – O mundo ficando menor

By ramalho

Viajar com o propósito de fazer turismo é algo muito recente.  Até a metade do século 19 deslocar-se de uma cidade a outra era uma tarefa árdua. Se feito por terra tinha que ser feito a pé ou através de uma carroça ou carruagem e isso se aplicava a todos, incluindo Reis e rainhas que sofriam tanto quanto os outros mortais nos sacolejos das carruagens reais.  A revolução industrial literalmente colocou o mundo em movimento e mudou a dinâmica do deslocamento humano.

O trem, ah, o trem, talvez a principal engrenagem dessa revolução, em poucas décadas permitiu encurtar as viagens terrestres de uma forma impensável. Só para dar uma ideia, veja como as distâncias eram vencidas a partir de 1800.

Em 1830, com o uso do trem, as viagens duravam a metade do tempo que levavam em 1800.
Em 1857 era possível atravessar os Estados Unidos em 3 semanas.
Em 1930 era possível atravessar os Estados Unidos, de costa a Costa em apenas 3 dias.

Na primeira década do século XX o viajante já dispunha, além do trem, automóveis e já sonhava com o uso do avião como mostra a foto de abertura desta postagem.  Algumas companhias de trem desafiavam o viajante como no próximo anuncio publicado em 1902.

Você pode voar algum dia, mas o jeito mais rápido agora é o trem.

O anúncio do trem  alardeava que em apenas 20 horas era possível viajar de Nova York Para Chicago, todos os dias do ano.

someday-553x784 (1)

A década de 1930 popularizou o avião que passava a fazer parte do cenário e da vida das pessoas. O correio aéreo e as companhias aéreas traziam rapidez e conforto para os abastados viajantes.

0502003_2

O pós guerra trouxe a cultura do carro e a era dos jatos fazendo com que o número de viagens de trem começasse a diminuir drasticamente na América do Norte e nunca mais se recuperasse. Hoje ainda se leva os mesmos três dias para atravessar os Estados Unidos de trem enquanto o avião o faz em 6 horas.

0502003_1

Na Europa o avião também teve impacto nas viagens continentais, mas a cultura do trem já fazia parte do cenário europeu com sua vasta malha ferroviária.

 

Em nossa viagem ao redor do mundo vamos explorar o melhor que o trem nos oferece e aproveitar a velocidade do avião para atravessar os oceanos. Espero que você goste da viagem e me acompanhe ao redor do mundo.

 

 

One thought on “A Aventura de Viajar 1 – O mundo ficando menor

  • Leonardo Lima 05/13/2016 at 11:17 pm Reply

    Muito interessante acompanhar o avanço dos transportes e a comodidade associada ao avanço da tecnologia embarcada neles.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *