Volta ao mundo 2016 – trem e avião

Uma viagem de volta ao mundo é o sonho de todo viajante. Conhecer novas pessoas, culturas, hábitos e crenças que nos fazem tão diferentes, mas ao mesmo tempo tão parecidos.

Trem ou avião?

Ao invés de competir entre si, para mim o trem e o avião se completam como experiência de viagem.
Ao invés de competir entre si, para mim o trem e o avião se completam como experiência de viagem.

Em 30 dias percorrerei o mundo mesclando trem e avião, combinando o melhor dos dois meios de transporte.  A velocidade do avião para as travessias oceânicas do Atlântico Norte e do Pacífico e a velocidade contemplativa dos trens para atravessar a América do Norte, Europa, Sibéria e Ásia.

No mapa acima você pode clicar em cada um dos marcadores e descobrir um pouco sobre os principais destinos dessa jornada ao redor do planeta.

Convido você para me acompanhar nessa viagem. As narrativas, em texto, fotos e vídeos, mesclarão informações históricas, dicas atuais sobre os locais e acima de tudo uma visão de um fotógrafo e escritor apaixonado por conhecer e revisitar nosso planeta.

Viajando com um toque de nostalgia

Vou rechear as postagens com um visual retro, com fotos e posteres usados no século passado para promover a viagem de trem, que revolucionou o mundo no século XIX e que ainda hoje é essencial para a economia global.

A era de ouro das viagens de trem terminou com a Segunda Grande Guerra Mundial, rodovias e aviões diminuíram a procura pelos trens fazendo com que seu uso praticamente desaparecesse em alguns países como o Brasil para viagens estaduais. Contudo na Europa e Ásia, seu uso continua intenso. É essa experiência que vou compartilhar com vocês durante os 30 dias da viagem.

train-and-plane-painting (1)

Além das postagens tradicionais com fotos e textos vou  publicar uma web serie com episódios em vídeo durante toda a viagem.   O logo dos vídeos será esse aqui:

 

Espero você durante essa viagem e se você gostar, compartilhe as postagens em suas redes sociais. Assim mais pessoas viajarão conosco.

Até breve.

José Antonio Ramalho