Published on October 7th, 2015 | by Ramalho
11 lugares para fotografar antes de Morrer
Esta lista poderia ter milhares de indicações e ainda sim não ser justa com tantos lugares incríveis que temos ao redor do planeta para serem explorados fotograficamente.
Destaco dez deles onde estive e voltaria sem pestanejar. Procurei fazer um mix entre o mundo urbando e natural nessa difícil escolha.
Cada lugar apresenta sua peculiaridade e são únicos no que oferecem.
Antártica
É o último lugar ainda intocado da terra. Embora sofrendo com o efeito estufa, seus cenários permanecem intactos nos últimos cem anos. Em nenhum outro local do planeta você sentirá as emoções de visitar o sétimo continente.
Atacama – Chile.
O Deserto do Atacama está próximo e pode ser visitado numa viagem curta de 4 ou 5 dias. Ele oferece uma combinação de Montanha, deserto de altitude, planícies, salares e Geisers de beleza indiscrítivel.
Altiplano – Bolívia
Vizinho ao Atacama, herda a beleza do primeiro e oferece formações geológicas únicas. As cores da terra e o salar de Uyuni, o maior do mundo, compensam todo o esforço em visitar a região. Aliás, planejando bem o roteiro é possível fazer os dois locais numa só viagem.
Petra – Jordânia.
Petra é tão misteriosa como bela. Cenário de um dos filmes de Indiana Jones, a cidade escavada na pedra é chamada, merecidamente de “a Cidade Rosa”. A cada passo que se dá no local você obtém um assunto para fotografar.
Monument Valley – Estados Unidos.
A região que faz divisa entre os estados do Arizona e Utah é um dos maiores parques de diversão para o fotógrafo de natureza. Lá você encontra o Grand Canyon uma das sete maravilhas naturais do planeta e o vale dos monumentos, com formações rochosas impressionantes.
Paris – França.
Um local cheio de história e charmoso como poucos. A cidade-luz sempre oferece, a cada esquina, um motivo para clicar. Arquitetura, monumentos, paisagens urbanas, gente. Por fora ou por dentro dos edifícios e monumentos nacionais você terá uma garantia certa de não voltar sem uma foto magnífica.
Cratera do vulcão Ngorongoro. – Tanzânia.
Na cratera de um vulcão com 21 km de diâmetro se formou um ecossistema único e que oferece um pouco de tudo para quem gosta de fotografar animais. Ao lado da cratera encontram-se um dos maiores santuários de vida animal do planeta, o Serengeti. Se você precisar escolher um local para fotografar vida selvagem, esse é número 1.
Tibet.
Viajar por estradas com mais de 5 mil metros de altitude eleva não só o corpo como também o espírito. Uma viagem ao Tibet, partindo de Lhasa sua capital, com o monastério de Potala como pano de fundo é certeza de uma das mais gratificantes experiências fotográficas de sua vida.
Turquia.
A Turquia é um pais de superlativos, de história e paisagens de cinema. Palco dos maiores acontecimentos da história antiga, o país oferece um pouco de cada cultura ao seu redor. Num momento você parece estar na roma antiga, em outro momento na Grécia e, de repente, na Pérsia. Além da arquitetura e história, o país oferece paisagens absolutamente fantásticas.
Veneza. Itália.
A cidade é um dos cenários recorrentes nos filmes de James Bond. O motivo é um só. A cidade é única no planeta. Em cada esquina, em cada canal, em cada edifício você tem vontade de parar e clicar.
India.
Uma das maiores diversidades do planeta. Tem praias, Os Himalaias, florestas, grupos étnicos muito distintos e uma fauna incrível.