Tecnologia

Published on August 1st, 2013 | by Ramalho

0

Pergunte para o Google, em alto e bom som.

estado pesquisa de voz

É bem provável que você não passe alguns dias, ou horas, sem fazer uma pesquisa no Google. Se você usa o teclado como meio principal de pesquisa é hora de começar a economizar suas digitais.

O Google Chrome incorporou em sua última versão, a 27, o recurso de pesquisa por voz no mecanismo de busca mais usado no planeta.

Antes de usar o recurso, você precisa, obviamente ter o Google Chrome instalado em sua máquina e certificar-se de que está com a ultima versão. Para tal, clique no ícone de menu no canto esquerdo superior do navegador, aquele com três pequenas listras.

Em seguida clique na opção “Sobre o Google Chrome”.  Na tela que é exibida aparece o número da versão.

Uma vez que você esteja com a versão correta, agora o processo é extremamente simples.  Acesse a página de pesquisa do Google e voê notará que no final do campo de digitação aparecerá o ícone de um microfone.

Clique sobre o ícone e a tela ficara branco com um enorme microfone vermelho. Comece a falar. O ícone do microfone  fica mais claro ou escura à medida que você fala. À medida que você fala as palavras aparecem na tela, e eventualmente são alteradas conforme o contexto da frase.

Testei o recurso diversas vezes e mesmo em frases longas o resultado foi muito positivo.

“Previsão do tempo para Belo Horizonte”, “Traduza girafa para o inglês”e outras tantas frases funcionaram perfeitamente. É claro que muitas vezes o resultado não acaba bem, gerando frases engraçadas.  Mas considerando que o sistema está em constante evolução é uma boa opção para os dependentes do Google.

Ah, um bom uso desse recurso é quando não temos certeza da grafia de uma palavra. Perguntei “como se escreve faço” e a resposta veio rápida, que é com cê-cedilha e não com dois esses.


About the Author

José Antonio Ramalho, escreveu 120 livros sobre tecnologia, fotografia, mitologia grega para crianças e viagens. Foi co-apresentador da 4 temporada do programa 50x1 da Rede Record. Seus livros já foram traduzidos para diversos idiomas.



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to Top ↑