Tecnologia

Published on May 21st, 2013 | by Ramalho

3

Imprimindo a partir do celular ou tablet.

 

Usuários de dispositivos como smartphones e tablets cada vez mais usam os aparelhos para suas atividades diárias de manipulação de documentos. Muitas vezes precisamos imprimir algum arquivo que está no dispositivo, como uma foto ou um documento qualquer e ai, o único recurso é enviá-lo por e-mail e fazer sua impressão a partir de um micro conectado a uma impressora.

Isso  já é coisa do passado. Com o serviço Google Cloud Print é  possível imprimir diretamente do dispositivo numa impressora previamente configurada pelo usuário. Você pode estar de férias e imprimir uma foto que acabou de tirar a milhares de quilômetros da impressora que está em sua casa ou escritório.  Para usar esse recurso você precisa ter uma conta no serviço google cloud print e utilizar o navegador Google Chrome. Se você usar qualquer serviço do Google, como Gmail, youtube ou outro qualquer pode usar essa mesma conta. Ai, basta se registrar no serviço Cloud. Para tal faça o seguinte. Abra o navegador Chrome e clique no ícone do menu, no canto direito superior da tela.  Selecione o item Configurações.

Na página que se abre, clique no link “Mostrar configurações Avançadas” no final da página. Serão exibidas mais opções na tela. Procure pelo item Google Cloud Print. Clique no botão Adicionar Impressoras.

Se você não estiver logado no google, será exibida uma tela para você fornecer seu nome de usuário e senha. Depois de informar, clique no botão Adicionar Impressoras e em seguida Gerenciar Impressoras.

Na tela que é exibida você tem que escolher se a impressora que será usada é tradicional, ou seja conectada a um micro, ou uma impressora wi-fi que pode ser conectada diretamente à internet.

Nesse tutorial vamos escolher impressora tradicional.

estado cloud print 01

Para tal clique no botão Adicionar impressora tradicional. Na tela seguinte o programa avisa para você clicar no botão adicionar impressoras para associar todas as impressoras conectadas ao computador atual ao serviço Cloud Print.

Clicando nesse botão uma mensagem aparece dizendo que você está pronto para começar. Clique no link Gerenciar impressoras e você verá uma lista das impressoras conectadas.  Isso encerra a configuração no micro.

Agora pegue o seu dispositivo, celular ou tablete e baixe o aplicativo Cloud Print. Para tal entre no na loja de aplicativos e busque “Cloud Print”  Depois de instalado, execute-o e siga as instruções para selecionar a conta do Google que você usou para configurar o serviço. Na sequencia você deve escolher a impressora padrão. A etapa final imprime uma página de teste.

Pronto a partir de agora, quando quiser imprimir qualquer arquivo que esteja no telefone, basta acessar o aplicativo, escolher o tipo de arquivo e pressionar o botão imprimir.

 


About the Author

José Antonio Ramalho, escreveu 120 livros sobre tecnologia, fotografia, mitologia grega para crianças e viagens. Foi co-apresentador da 4 temporada do programa 50x1 da Rede Record. Seus livros já foram traduzidos para diversos idiomas.



3 Responses to Imprimindo a partir do celular ou tablet.

  1. Jorge Nagib Hames says:

    Ramalho, boa noite. Segui exatamente suas instruções para configurar a impressora no Cloud Print. Ao final, quando peço para imprímir, o sistema relaciona a impressora como off-line. O sistema enxerga a impressora, mas em estado off-line.
    Alguma ajuda ou comentário?
    Agradeço algum retorno para meu problema.
    Jorge Nagib Hames

    • Ramalho says:

      Jorge,

      No teste que fiz, a impressora foi reconhecida normalmente. Essa situação é dificil de ajudar sem estar com os equipamentos em mão.

      • Jorge Nagib Hames says:

        Ramalho, boa tarde. Obrigado pelo retorno. Problema solucionado sozinho depois de 2 dias. Acho que faltou reiniciar o notebook para que o sistema enxergasse a impressora. Todo idevice necessita o app cloudprint para funcionar? Instalei no meu iphone e funciona bem sempre via google chrome. Em outros iphones não. Entendo que cada iphone necessitará do cloudprint, estou certo?
        Novos abraços,
        Jorge Nagib Hames

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to Top ↑