Tecnologia

Published on June 7th, 2013 | by Ramalho

0

Como reduzir o tamanho de arquivos

O tamanho dos arquivos gerados pela maioria dos aplicativos vem aumentando drasticamente de tamanho , em Mbytes, nos últimos anos. Em muitas situações, além do espaço físico ocupado, os arquivos se tornam um inconveniente quando são enviados como anexos de e-mails ou através de programas de chat.

Se você usa um tablete ou celular, reduzir o tamanho de arquivos PDF como manuais e livros é uma boa dica para economizar o reduzido espaço que oferecem de armazenamento.

O programa File Optimizer  (http://bit.ly/TNKvbe) é um programa genérico que reduz o tamanho , em Mbytes, de diversos formatos de arquivos, incluindo JPG,  ZIP, MP3 e PDF.

O percentual de redução do tamanho dos arquivos varia de acordo com o conteúdo dos mesmos.  Nos testes que realizei, ele se mostrou muito eficiente na redução de arquivos PDF. Só para ter uma idéia, um arquivo de  32 Mbytes foi reduzido para 7,5 Mbytes sem perda da qualidade de visualização.

Já em arquivos JPG a redução ficou ao redor de 10%, ou seja um arquivo de 8 Mbytes resultou em algo ao redor de 7,2.

Esse programa é bem espartano em suas funções.  A recomendação mais importante que precisa ser feita ao leitor é que ele regrava o arquivo original. Portanto, antes de fazer as reduções copie os arquivos para uma pasta temporária, de forma a preservar o arquivo de origem.

De resto o programa é muito simples.  Não precisa ser instalado e pode ser usado até a partir de pen drives. Depois de descompactá-lo execute um dos arquivos .exe que são oferecidos para máquinas com 32 ou 64 bits.

Na tela inicial você tem a opção de clicar no botão Add Files e abrir a pasta onde estão os arquivos que serão convertidos ou simplesmente arrastar os arquivos, caso a pasta esteja aberta, para a área central da janela do programa.

O ícone Options permite que vocestado reduzindo arquivosê faça alguns ajustes nos parâmetros de compactação. Por exemplo, um arquivo PDF pode ser otimizado para visualização em tela  (72dpi)  ou impressão (300 dpi).

Uma vez estando os arquivos na área de trabalho clique com o botão direito do mouse sobre qualquer um deles e selecione a opção “Optimize All Files”.  Você verá a evolução da conversão para cada arquivo e o tamanho original e final que ele ficou.

Uma boa ferramenta para você ter em sua caixa de ferramentas digitais.  Artigo publicado originalmente no Estado de Minas.


About the Author

José Antonio Ramalho, escreveu 120 livros sobre tecnologia, fotografia, mitologia grega para crianças e viagens. Foi co-apresentador da 4 temporada do programa 50x1 da Rede Record. Seus livros já foram traduzidos para diversos idiomas.



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to Top ↑