O grande roubo do trem é um filme mudo norte-americano de 1903 considerado um marco na história do cinema por usar técnicas de filmagem inovadoras tanto na captura como na edição. Fazendo uso de filmagens em locação e movimentos de câmera, incomuns para a época, o filme é considerado como o primeiro filme de ação norte-americano.
Com cerca de dez minutos de duração o filme guardava um segredo para o seu final. Você pode ver o filme mais adiante nessa postagem. A versão exibida conta com uma trilha sonora, inexistente em sua versão original.
Vale a pena assistir para ver como o cinema e os trens evoluíram. Para facilitar aqui vai a trama do filme:
A história começa com dois bandidos invadindo o escritório de telégrafo da companhia de trens onde forçam o operador a transmitir uma mensagem para que o trem pare na estação para ser abastecido com água. Em seguida amarram o operador e aguardam a chegada do trem. Mais dois ladrões se juntam ao grupo. Entram no trem, matam um mensageiro e explodem uma caixa forte com dinamite. Em seguida matam um dos operadores e forçam o maquinista a parar o trem e desconectar a locomotiva. Na sequência forçam os passageiros a entregar seus pertences sob a mira de suas armas. Tentando fugir um dos passageiros é morto sobre os trilhos.
Com o fruto do roubo fogem usando a locomotiva para leva-los até um vale onde seus cavalos haviam sido deixados. Enquanto isso o operador de telégrafo recobra a consciência, mas desfalece em seguida. Pouco tempo de pois a filha dele chega para trazer sua refeição e o liberta.
A cena seguinte mostra um salão onde um oriental é obrigado a dançar enquanto atiram em seus pés. A porta do salçao se abre repentinamente o operador conta o que aconteceu. Imediatamente é formado um grupo para perseguir os bandidos que são encontrados e mortos em um tiroteio que resulta da recuperação do dinheiro roubado.
O diretor do filme, prepara uma surpresa final, o chefe dos bandidos aparece em frente à tela e faz um disparo direto em direção da plateia, causando em muitas exibições histeria com pessoas pulando para o chão achando que poderiam se atingidas pela bala.