Encurtando distâncias pelo ar- A travessia do Atlântico

By ramalho

Hoje à noite embarco para Paris a bordo do voo AC88O da Air Canada as 19:40 com destino a Paris. A chegada será as  8:45 do dia seguinte, exatamente 7:05 horas depois da partida.

aircanada

Vou passar meu tempo revendo as fotos que fiz durante o dia, assistindo pelo menos dois filmes e descansando para o início da fase européia da volta ao mundo.

Sete Horas!

Quase nada. Isso me fez pensar sobre os desafios das primeiras travessias oceânicas e minha curiosidade, fica aqui compartilhada com alguns fatos marcantes da sempre fascinante busca pela velocidade.

1919

A primeira travessia sem escalas do Atlântico norte feita por um avião aconteceu em entre 15 e 16 de junho  1919. Os aviadores britânicos  John Alcock e Arthur Whitten Brown, voaram o trecho de 3.100 quilometros entre a cidade de St John na provincia de Newfowndland até Clifden na Irlanda em 16 hr., 12 min. a bordo de um bombardeiro da Primeira Guerra, um  Vickers-Vimy

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1930

A travessia aérea do Atlântico era o máximo para os viajantes, que tinham como opção a travessia com navios de cruzeiro que levavam em média 5 ou seis dias.  O dirigíveis alemães Graf Zeppelin e Hindenburg surgiram como falcões alados que reduziam o tempo de travessia para três ou até mesmo dois dias.  Em função dos ventos, e isso vale até hoje para os aviões, a travessia para a Europa era mais rapida  ocorrendo entre 43 e 58 horas e o inverso entre 53 e 90 horas.

A era dos Dirigíveis terminou com o terrivel acidente do Hindenburg em 1937.

1938

O primeiro voo comercial entre o continente europeu e Nova York aconteceu com um avião da Lufthansa que decolou de Berlim e fez o percurso de 6.000 quilômetros em 25 horas iniciando uma nova era da aviação comercial.

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1945

Com aviões cada vez mais confiáveis como o Douglas DC-4 era possível atravessar entre Nova York e a inglaterra em apenas 14 horas.

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1958

A era dos jatos. Dois jatos Comet partiram em cada direção Nova York – Londres.   O que foi de Nova york  levou 6 horas e o outro um pouco mais de dez horas.

 

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Desde então, a travessia se manteve no patamar de seis a 8 horas, dependendo do local na Europa mesmo com os aviões tendo aumentado sua velocidade média.

1973

O Concorde baixou o tempo da travessia para meras 3,30 horas, mas a alegria dos abastados viajantes  durou de 1976 a 2003 devido aos altos custos operacionais.

The final Concorde flight from New York to London during take off today, October 24 2003 marking the end of an era of supersonic travel. The big bird, packed with a host of stars, soared in the sky bound for Heathrow where it will be welcomed by a crowd of thousands. It is the final time passengers will be able to cross the Atlantic in the famous plane, which is being taken out of service by British Airways.See PA story AIR Concorde. PA photo: Stefan Rousseau.
O último voo do Concorde:  24 de Outubro de 2003.

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