As locomotivas à vapor causaram um grande impacto na sociedade. O trabalho de puxar as carruagens feito pelos cavalos era agora feito por um cavalo de ferro que causava espanto, temor, e desconfiança de muitos.
Em 1830 a primeira locomotiva à vapor feita nos Estados Unidos, batizada de Tom Thumb e que deu origem ao brinquedo Thomas e seus amigos, estava sendo testada num percurso de 20 quilometros entre a cidade de Baltimore e Elicott City.
O teste ocorria em um trilho paralelo ao que era usado pelos vagões puxados à cavalo. Naquele dia, 28 de agosto, o condutor dos cavalos passou ao lado do trem que estava se preparando para o teste e fez um desafio , talvez motivado pelo receio de perder o seu emprego para a locomotiva, ou por pura curiosidade.
-Desafio sua máquina a chegar na frente dos meus cavalos, deve ter dito o condutor ao engenheiro e projetista da locomotiva, Peter Cooper que não hesitou em aceita-lo.
Copper sabia que a locomotiva chegaria no máximo a 28 Km/h enquanto o cavalo, se fosse veloz, poderia atingir até 45 Km/h, mas dificilmente conseguiria manter aquele pico de velocidade por muito tempo. Confiantes em seus recursos, o engenheiro e o cocheiro alinharam seus veículos e a largada foi dada.
O cavalo saiu puxando sua carruagem impulsionado pelos gritos e arreios do seu condutor, largando na frente com alguma vantagem. A locomotiva precisava de pelo menos 500 metros de trilhos para atingir a pressão máxima da caldeira à vapor. Quando a pressão estabilizou a locomotiva alcançou o cavalo e por algum tempo a corrida foi cabeça a cabeça, O cavalo não conseguiu manter sua velocidade máxima por mais tempo e a locomotiva, aos poucos foi se distanciando.
Como na fábula da corrida do coelho contra a tartaruga, Cooper já se vangloriava de vitória certa quando uma polia se soltou e fez a caldeira perder pressão. O cocheiro não acreditando no que via ao longe, a locomotiva reduzir a velocidade, bradou com seu cavalo e com as forças que restavam, empreendeu outra disparada. A locomotiva foi consertada rapidamente, mas não conseguiu alcançar o cavalo e a corrida foi ganha pela natureza e não pela tecnologia.
Mesmo com a derrota, a corrida selou de vez o destino dos comboios puxados à cavalo, menos de um ano depois, a companhia aposentou de vez todas as composições puxadas por animais.