Viajar com o propósito de fazer turismo é algo muito recente. Até a metade do século 19 deslocar-se de uma cidade a outra era uma tarefa árdua. Se feito por terra tinha que ser feito a pé ou através de uma carroça ou carruagem e isso se aplicava a todos, incluindo Reis e rainhas que sofriam tanto quanto os outros mortais nos sacolejos das carruagens reais. A revolução industrial literalmente colocou o mundo em movimento e mudou a dinâmica do deslocamento humano.
O trem, ah, o trem, talvez a principal engrenagem dessa revolução, em poucas décadas permitiu encurtar as viagens terrestres de uma forma impensável. Só para dar uma ideia, veja como as distâncias eram vencidas a partir de 1800.
Na primeira década do século XX o viajante já dispunha, além do trem, automóveis e já sonhava com o uso do avião como mostra a foto de abertura desta postagem. Algumas companhias de trem desafiavam o viajante como no próximo anuncio publicado em 1902.
Você pode voar algum dia, mas o jeito mais rápido agora é o trem.
O anúncio do trem alardeava que em apenas 20 horas era possível viajar de Nova York Para Chicago, todos os dias do ano.
A década de 1930 popularizou o avião que passava a fazer parte do cenário e da vida das pessoas. O correio aéreo e as companhias aéreas traziam rapidez e conforto para os abastados viajantes.
O pós guerra trouxe a cultura do carro e a era dos jatos fazendo com que o número de viagens de trem começasse a diminuir drasticamente na América do Norte e nunca mais se recuperasse. Hoje ainda se leva os mesmos três dias para atravessar os Estados Unidos de trem enquanto o avião o faz em 6 horas.
Na Europa o avião também teve impacto nas viagens continentais, mas a cultura do trem já fazia parte do cenário europeu com sua vasta malha ferroviária.
Em nossa viagem ao redor do mundo vamos explorar o melhor que o trem nos oferece e aproveitar a velocidade do avião para atravessar os oceanos. Espero que você goste da viagem e me acompanhe ao redor do mundo.
Muito interessante acompanhar o avanço dos transportes e a comodidade associada ao avanço da tecnologia embarcada neles.