Tecnologia

Published on December 26th, 2013 | by Ramalho

2

Um navegador alternativo com recursos poderosos.

Tenho certeza de que não errarei se afirmar que você usa, em seu PC, o navegador Chrome, Firefox ou Internet Explorer. Cada um deles possui suas vantagens e desvantagens. Talvez você até utilize mais de um em função do que deseja fazer na internet. Por exemplo, as vezes algumas extensões que você usa só estão disponíveis para um deles.

O navegador Citrio é uma alternativa para quem quer um navegador que ocupa pouco espaço em disco e memória e para os usuários que costumam fazer downloads frequentes, pois possui um gerenciador de downloads incorporado, muito melhor do que os demais navegadores.  O Citrio pode ser baixado em http://bit.ly/1buAlF4.

Durante a instalação o firewall do Windows pode dizer que bloqueou o acesso do programa a redes públicas. Permita o acesso marcando o item Redes Públicas e pressione o botão Permitir acesso.

A tela do Citrio é muito parecida com a do Google Chrome. Simplesmente navegue como sempre.

O navegador é extremamente enxuto, sem barras de ferramenta de terceiros, que sempre deixam a navegação mais lenta e com a vantagem adicional de oferecer navegação muito mais segura.

Ele é especialmente interessante para quem costuma fazer downloads de arquivos do tipo torrente usando programas peer to peer, como o uTorrent. Ele já possui um gerenciador de downloads o que facilita o controle de downloads sem a necessidade de outros programas.

Outro recurso interessante é  a navegação privativa, que permite ao usuário navegar no modo anônimo. Para tal você clica no botão de menu na parte direita da tela e escolhe Nova Janela anônima, ou se preferir pressione a combinação de teclas “CTRL + SHIFT + N”.

estado citrio

Nesse modo todas as páginas que visitar não aparecerão no histórico do navegador ou do histórico de pesquisa nem deixarão outros rastros, como cookies, em seu computador depois que você fechar todas as janelas anônimas abertas. No entanto, todos os downloads que você fizer ou favoritos que criar serão preservados.

Aumentando a proteção de navegação.

O Citrio tem um gerenciador de Proxy que permite navegar informando um endereço de um servidor que esteja fora do país. Dessa forma, informando um endereço norte-americano, você pode acessar conteúdos que não são disponibilizados quando o site identifica que seu acesso vem do Brasil.

 


About the Author

José Antonio Ramalho, escreveu 120 livros sobre tecnologia, fotografia, mitologia grega para crianças e viagens. Foi co-apresentador da 4 temporada do programa 50x1 da Rede Record. Seus livros já foram traduzidos para diversos idiomas.



2 Responses to Um navegador alternativo com recursos poderosos.

  1. boa noite.
    Gostei da sua dica sobre o citrio.. já instalei..
    sou o curador do Museu do Computador, e tenho 50 anos em/
    TI..
    Gostaria de participar mais dicas, ideias com você. Pode ser?
    obrigado
    Jose Carlos Valle

  2. Claudio Martins says:

    Rapazzz, bacana demais esse navegador, eu uso o chrome, quando ele dá problema com essas coisas todas de plugin, oxi só mudar…vi aquele opera, achei bem fraquinho, coloquei o psafe internet e to achando ok, é uma boa escolha para quem precisa de outra opção quando o chrome trava…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to Top ↑