DePoloaPolo

Published on November 13th, 2013 | by Ramalho

0

De Polo a Polo:Tecnologia em viagem.

Em 2002 fiz minha primeira grande aventura. Partindo de São Paulo num pequeno bimotor Seneca II. Voei com um amigo até o Alasca, numa viagem de 47 dias e 42 mil quilômetros, passando pelo Caribe, Estados Unidos e Canadá. De lá voamos para Ushuaia no extremo Sul do planeta percorrendo a América Central e América do Sul.  Naquela viagem a atualização do blog da viagem exigiu 8 quilos de tecnologia. Um notebook, nada leve, uma câmera fotográfica digital,  uma filmadora MiniDV e um telefone satelital.

DCF 1.0

Conseguir atualizar o site era realmente um desafio. WiFI era inexistente em hotéis. Dados por celular, nem pensar. O jeito era usar cybercafés e o telefone satelital conectado ao notebook que transmitia a inacreditáveis 14,4 Kbps, um milésimo das conexões de 10 ou 20 Mbps disponíveis em muitos lares.

Onze anos depois começo uma nova aventura, uma viagem de volta ao mundo que me levará às duas regiões polares do Planeta.

Nessa viagem continuo com a missão de registrar a viagem e compartilhá-la com todos os amantes de aventura e viagem. Só que desta vez conseguirei executar essa tarefa carregando apenas 180 gramas de tecnologia no meu bolso.

A convergência tecnológica permitiu que o celular aglutinasse as funções dos demais dispositivos que usei na primeira viagem. Há poucos anos, os celulares começaram com essa integração, mas via de regra falavam bem, mas fotografavam, processavam e interagiam de foram limitada.

Hoje com um Windows Phone Nokia 920, consigo fazer melhor tudo o que  fazia há 11 anos, além de conseguir interagir com outras pessoas através de redes sociais e telefone, propriamente dito.

O Windows Phone mudou a minha rotina de viagem. Agora quando chego a um local busco usar seus aplicativos para me ajudar a explorar a área.

nokia 920

O aplicativo Nokia Lente me permite saber o que existe ao meu redor. Pontos turísticos, restaurantes, hotéis e outros pontos de interesse. Quando encontro algo interessante, clico sobre o item  e vejo a distância até o mesmo. Se me agradar,  com um toque, o Nokia Mapas me indica o melhor caminho até lá. Uma arma a mais contra os maus taxistas que insistem em te levar por caminhos mais longos.

Usando uma conexão Wi-Fi, o Skype é minha principal ferramenta para falar com os amigos através de chat ou voz. Mas também é a forma como faço ligações para telefones convencionais.  Em minha última viagem, um atraso de cinco horas no voo me fez usar o programa para ligar para  o hotel, em outro país, para avisá-los de que eu chegaria de madrugada e que me mantivessem a reserva.

Mas não é apenas economizando dinheiro que contabilizo as vantagens de ter um Windows Phone no Bolso. Como fotógrafo não tenho dúvidas da qualidade das imagens, sejam elas fotos ou vídeos, que capto com o celular. Fotos com 8 Megapixels de resolução ou vídeo Full HD fazem parte do meu cotidiano ao documentar um local.

E os aplicativos de foto me permitem hoje explorar novos formatos com muita facilidade, como é o caso das fotos panorâmicas ou o recurso chamado Cinemagrafia, que permite tirar uma foto que possua partes da sua imagem com movimento, numa mistura de foto e vídeo, com resultados incríveis.

Como escritor, registrar o dia a dia em texto é essencial. A integração do Windows Phone rodando o Windows 8 com os aplicativos do Office 365 e Skydrive, facilitaram muito a minha vida. O primeiro aspecto diz respeito à segurança. Meus textos e documentos estão salvos nas nuvens e disponíveis nos demais dispositivos que utilizo como os Tablet e Ultrabook Elitebook da HP. Só para ter uma idéia, comecei este texto no Tablet, terminei sua edição no Ultrabook e ainda fiz alguns ajustes finais no próprio celular.

A cada alteração feita, o documento estava atualizado e disponível para todos os aparelhos. Há dez anos, isso era pura ficção.

Ao final de cada dia transfiro os filmes e fotos para o Elitebook. São dezenas de Gigabytes por dia que os 500Gbytes de espaço do disco rígido vão sendo preenchidos rapidamente.  Graças ao processador intel i5 e a memória de 16 Gbytes faço edições de vídeo no próprio Elitebook.

Inacreditável.

 

 


About the Author

José Antonio Ramalho, escreveu 120 livros sobre tecnologia, fotografia, mitologia grega para crianças e viagens. Foi co-apresentador da 4 temporada do programa 50x1 da Rede Record. Seus livros já foram traduzidos para diversos idiomas.



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to Top ↑