Tecnologia

Published on October 18th, 2013 | by Ramalho

0

Saiba como colar textos no Word sem formatação.

Uma das tarefas mais corriqueiras para quem cria textos no Word é o recurso de recortar e colar. Voce seleciona um texto em um outro aplicativo, como uma página na internet, ou até mesmo outro documento do Word e, usando os comandos de teclado CTRL+C e CTRL+V , o insere num documento do Word que está editando.

Como padrão o Word cola o texto copiado com a formação original. Isso pode ser bom, se você assim o quiser, mas também pode lhe acarretar uma série de trabalhos adicionais. O primeiro efeito é a mudança da fonte. É bem pouco provável que o texto colado tenha o mesmo tamanho e fonte daquela usada no seu documento.

Se quiser deixar seu documento padronizado terá, no mínimo que formatar o texto colado usando os menus de formatação de texto.

Você pode evitar a colagem com a formatação com alguns poucos cliques. Selecione e copie o texto  usando o comando CTRL+C  normalmente.

Posicione o cursor no local onde deseja inserir o texto. Na hora de colar , ao invés de usar o CTRL+V  clique na seta abaixo do ícone Colar na barra de ferramentas do Word na Guia Página Inicial.

Estado colando no word

Você verá três ícones. Passe o mouse sobre cada um deles. À medida que o ícone é ressaltado você verá o texto copiado aparecendo no documento com a formatação correspondente ao ícone. O primeiro deles mantém a formatação original. O segundo mescla o texto com o texto atual mantendo como prioridade a formatação do documento atual. A terceira opção cola o texto mas não as eventuais figuras que estejam junto com ele.

Esta última opção é muito boa quando recortamos uma página da internet que tem muitos elementos e queremos somente o texto. Uma vez decidida a formatação, basta clicar sobre o ícone correspondente.

Agora, se você quiser mudar a forma padrão como o Word cola textos você pode clicar sobre o item Definir Colagem Padrão deste menu.  Na caixa de diálogo que é aberta você verá um painel chamado Recortar, Copiar e Colar onde poderá escolher o tipo de ação que o comando CTRL+V (colar) terá.

estado colando no word2

Por exemplo, no item “Colando de outros programas” poderá mudar de “Manter a formatação original”para  “Manter somente texto” ou então “Mesclar”.

 


About the Author

José Antonio Ramalho, escreveu 120 livros sobre tecnologia, fotografia, mitologia grega para crianças e viagens. Foi co-apresentador da 4 temporada do programa 50x1 da Rede Record. Seus livros já foram traduzidos para diversos idiomas.



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to Top ↑