Fotografia

Published on March 5th, 2015 | by Ramalho

0

Dica de Fotografia: Contraluz

Uma das regras básicas da fotografia é aquela que diz que em fotos ao ar livre com sol ele deve estar atrás do fotógrafo para iluminar adequadamente o assunto fotografado. Esta regra é válida e deve ser seguida na maioria das situações, mas quebrar a regra e fazer justamente o contrário pode ser recompensador.

Fotografar em contraluz significa colocar o assunto na frente da principal fonte de luz da cena, que neste caso é o sol.  Dependendo dos ajustes de abertura e velocidade utilizados, você pode intensificar a silhueta do assunto e criar uma foto diferente e criativa.  Foi o que fiz nesta foto onde as girafas estavam caminhando para uma posição que ficariam entre mim e o sol. É claro que tirei a foto tradicional para registrar a Girafa e a luz quente do sol que se erguia no horizonte.

82 Contraluz (01)

 A girafa iluminada lateralmente pela luz do sol.

Depois disso fiquei no aguardo, esperando que  elas viessem para a posicção ideal. Alguns minutos depois la estavam elas.  Fiz três cliques com diferentes aberturas para escurecer a cena até que obtive o efeito que desejava.

82 Contraluz (02)

No local certo, o fotômetro avaliou que tinha muita luz na cena e ajustou a exposição para a luz do céu, deixando as girafas completamente no escuro.


About the Author

José Antonio Ramalho, escreveu 120 livros sobre tecnologia, fotografia, mitologia grega para crianças e viagens. Foi co-apresentador da 4 temporada do programa 50x1 da Rede Record. Seus livros já foram traduzidos para diversos idiomas.



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to Top ↑