Tecnologia

Published on November 27th, 2013 | by Ramalho

0

Conheça melhor o QR Code e saiba como usá-lo

A forma de comunicação vai mudando ao longo do tempo. Dos sinais de fumaça aos celulares, o homem sempre buscou achar na tecnologia uma forma de se comunicar mais rápido ou atingir mais pessoas.

Os códigos de barra do tipo QR, aqueles quadrados, se tornaram muito populares em anúncios impressos ou eletrônicos permitindo que o anunciante ofereça mais informações sobre o produto através do acesso a um site que amplia a quantidade de informações sobre o produto.

estado qrcode

É muito comum você ver alguém com um celular, apontando para a etiqueta de um produto dentro de uma loja, para acessar, por exemplo, um vídeo na internet que dá mais detalhes sobre o mesmo.

Você também pode fazer uso dessa tecnologia, criando um código QR e usá-lo em seus cartões de visitas ou redes sociais, para levar seus contatos para o seu blog, ou outro site de seu interesse. Um bom exemplo é a sua página de Capa do facebook que pode ter o código QR do seu blog.

Gerar um código QR é muito fácil usando algum serviço gratuito na internet. Uma boa opção é o  site http://goqr.me/ .

Uma vez na página inicial do site você verá um campo de digitação no canto esquerdo da tela e a imagem correspondente no canto direito. No campo de digitação você tem quatro abas. A primeira, selecionada como padrão, permite que você digite um texto de até 300 caracteres para ser convertido.

A segunda aba é para a criação do código para um endereço na internet. A terceira é destinada a informar um número de telefone, a quarta preparar o código de envio de um sms, e a última a criação de um cartão de visitas virtual, chamado vCard que é compatível com as agendas de celular e programas de e-mail.

Bem, é só selecionar uma das abas e informar o texto apropriado. Assim que o código QR for gerado você tem a opção de escolher o tamanho, em pixels, da imagem deslizando o controle abaixo do código. Uma vez ajustado o tamanho, você pode clicar no botão Download para obter uma imagem no formato .png, clicar no botão Open para ver o código na página separada do navegador e testar se o tamanho escolhido está ok, ou clicar no botão Embed para obter o código html para inserir em algum site.

Para ler um código QR o seu celular precisa de um aplicativo. Procure nas respectivas lohas de aplicativos por : QR Droid, para Android, QR Reader  para WindowsPhone, e para iPhone QR Reader for iPhone.  Experimente testar o código publicado nesta matéria com o seu celular e deixe uma mensagem dizendo o que achou.

 


About the Author

José Antonio Ramalho, escreveu 120 livros sobre tecnologia, fotografia, mitologia grega para crianças e viagens. Foi co-apresentador da 4 temporada do programa 50x1 da Rede Record. Seus livros já foram traduzidos para diversos idiomas.



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to Top ↑