DePoloaPolo

Published on August 23rd, 2013 | by Ramalho

0

De Polo a Polo – 02 Começando a viagem na linha do Equador.

O mundo não tem linhas divisórias. Alguns criam muralhas e cercas para delimitar regiões, mas para quem vê o mundo natural, as barreiras mais difíceis de transpor são as políticas e não as geográficas. Foi por isso que quis começar a expedição no local onde definimos que o mundo se divide em norte e sul.

Uma das coisas que mais me atrai em viajar é o conhecimento que podemos adquirir simplesmente por estar em um lugar. Sempre que posso leio um pouco sobre os destinos antes de chegar lá. E o Equador não foi diferente.

Foi uma expedição cientifica internacional liderada pelo geógrafo Charles Marie de La Condamine  durante os anos de 1736 e 1739  que definiu o local que dividia o globo terrestre em duas partes iguais, o equador, uma palavra que vem do latim aequator e que significa “ o que iguala ou o que nivela” . A expedição percorreu a região ao redor de Quito, que naquela época pertencia à Gran Colombia, um império que era formado pelo que hoje conhecemos como Venezuela, Colombia e Equador além de partes do norte do peru e América central.gran colombia

 

Quando o Equador se separou da Gran Colombia recebeu o nome de Republica do Equador. É A partir da linha do Equador que inicia a numeração da Latitude, as linhas imaginarias horizontais numeradas, em graus,  de 0 no equador e 90 nos polos Norte e Sul.  Juntamente com a Latitude, que são linhas verticais que começam na Inglaterra e dividem o globo em 180 graus  ou linhas para o Leste e Oeste temos o par de coordenadas espaciais que nos permitem localizar qualquer ponto do planeta.   As latitudes acima do Equador são Positivas e as que ficam abaixo negativos.  A longitude que fica à esquerda da longitude 0 são negativas e as da direita positivas.

hemisphere-west

 

Munido de um dispositivo de GPS podemos saber com precisão qual a localização de qualquer ponto do planeta.

Esse sistema de coordenadas parece confuso, mas não é. A avenida Paulista 1578, endereço do Museu de Arte Moderna de São Paulo é um endereço de rua que equivale à latitude  -23° 33′ 41.9276″ sul  e a Longitude  -46° 39′ 21.6623  Oeste.

Experimente entrar no google maps (www.maps.google.com) e na linha de busca colocar -23° 33′ 41.9276″ -46° 39′ 21.6623” . ele nos mostrará exatamente o local do museu.

A Viagem começa

Cheguei em Quito por volta das 22:00 e uma semana depois da inauguração do novo aeroporto da capital. O antigo ficava a 8 Km do centro da cidade. O novo a  quase 40 Km.  Quito fica numa elevação de aproximadamente 2.700 m e o novo aeroporto a  2400. Mas a impressão que se temé que ele fica mais alto. A viagem dura de uma a duas horas dependendo do transito.  Fizeram o aeroporto e esqueceram de fazer a estrada adequada. Na maior parte do trajeto, uma estrada estreita e perigosa acaba se afunilando numa ponte que causa enormes engarrafamentos para quem chega ou parte da capital.

Você paga US$ 28 de taxi para o centro da capital. Escolhi um hotel que sabia não ter muitas estrelas, eu diria até que tinha um céu nublado como qualificação, mas sua localização era excelente. No centro histórico e permitia visitar a pé todas as atrações da capital.

Cansado depois de uma viagem longa, cheguei e fui dormir. No dia seguinte andei pelo centro antigo e a praça das armas, onde fica o palácio do governo foi o local onde passei boas horas vendo as pessoas passarem, pararem para conversar, ou simplesmente descansar nos bancos da praça.

Equador (8)

Com sua arquitetura colonial espanhola a capital é realmente encantadora do ponto de vista arquitetônico.

A noite o destino certo de quem quer passar algumas horas desfrutando da hospitalidade da capital é o bairro chamado La Ronda que abriga a maior parte dos restaurantes do centro antigo.IMG_3852

 

Mas para ter a melhor vista do centro, a noite, fui num restaurante chamado Vista Hermosa Café Mirador que fica na rua Mejia Oe4-45 quase esquina com a calle  Garcia Moreno.

De lá dava para ver a praça de armas de um ponto de vista único.IMG_3886

 

Foi com essa visão que minha segunda noite em Quito terminou. No próximo post você verá como é descer as encostas de um vulcão de bicicleta e conhecer o local da latitude zero.

 


About the Author

José Antonio Ramalho, escreveu 120 livros sobre tecnologia, fotografia, mitologia grega para crianças e viagens. Foi co-apresentador da 4 temporada do programa 50x1 da Rede Record. Seus livros já foram traduzidos para diversos idiomas.



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to Top ↑