Tecnologia

Published on December 13th, 2013 | by Ramalho

0

Apague arquivos sem riscos de alguém recuperá-los

Quando você apaga um arquivo em seu micro ele é movido para a lixeira do sistema operacional e fica lá  até que você efetivamente esvazie a lixeira. Esse procedimento do sistema operacional  é útil quando, por acidente, apagamos um arquivo que não deveria ter sido apagado propiciando sua recuperação com apenas um clique.

O que muitos usuários não sabem é que mesmo depois de esvaziar a lixeira um arquivo pode ser recuperado. Isso é possível com programas especializados como o  Recuva, disponível em sites de download.

Muitos arquivos que são apagados contém informações sigilosas que você não gostaria que ninguém tivesse acesso a elas.

Se você quiser ter certeza de que um arquivo não será recuperado você precisa usar um programa que faça uma limpeza completa dos vestígios do arquivo do seu disco.  Isso acontece pois o Windows não elimina o arquivo fisicamente quando ele é apagado. Ele simplesmente diz ao sistema operacional que a área do disco onde ele estava gravado esta liberada para ser usada. Dessa forma, se outro arquivo não ocupar aquela área, você ou algum bisbilhoteiro podem entrar pela porta do fundo do sistema operacional e recuperar os dados.

Para a maioria dos arquivos, use o procedimento normal do Windows para apaga-lo, contudo para aqueles que são confidenciais use um programa como o  Free File Shredder, disponível em  http://cnet.co/1d9OpFg .

O programa tem uma interface bem simples e não exige muito trabalho de sua parte. Na tela inicial do programa você pode escolher entre apagar um arquivo (File), uma pasta (Folder) ou eliminar o conteúdo da lixeira (recicle bin).

estado file shredder

Se você escolher eliminar um arquivo a próxima tela pede para  que você arraste o arquivo para dentro da janela. Podem ser apagados mais de um arquivo ao mesmo tempo. No caso de ter escolhido apagar uma pasta, informe o seu caminho.

Na próxima etapa o programa oferece três maneiras de apagar o arquivo. A primeira, Quick Delete, preenche o espaço do arquivo com dados aleatórios. A segunda faz diversas regravações e a última é a mais poderosa, mas mais demorada.

Mesmo a opção mais simples, já elimina o conteúdo original do arquivo, mas quanto mais importante for sua informação, mais você deve escolher as opções mais demoradas.


About the Author

José Antonio Ramalho, escreveu 120 livros sobre tecnologia, fotografia, mitologia grega para crianças e viagens. Foi co-apresentador da 4 temporada do programa 50x1 da Rede Record. Seus livros já foram traduzidos para diversos idiomas.



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to Top ↑