Estilo

Published on July 20th, 2017 | by Ramalho

0

A viagem do Desejo. Calendário Pirelli

O Calendário Pirelli é um marco anual da fotografia. Dos seus primórdios na década de 1960 onde seu  destino certo era nas paredes de borracharia, ele evoluiu passando por diversas fases e assumindo um lado antropológico que conta diversas facetas do  ser humano que está à frente ou atrás da câmera no momento do clique.

A cada ano ele toma um tema diferente que o torna cada vez mais cobiçado.  Não há como prever o que sairá na próxima edição. De uma alucinação extravagante e psicotrópica do fotógrafo com produção hollywoodiana  a um ensaio espartano, o calendário leva seu observador a viagens inesperadas que podem passar por continentes distantes, praias paradisíacas ou encima de uma lona de caminhão com a modelo sem maquiagem alguma.

Na última década ele ganhou ares mais politicamente corretos deixando o desejo sensual que serviu como pilar no século passado um pouco de lado em algumas edições, mas nem tanto em outras. O calendário de 2017 clicado por Peter Lindbergh  foi a simplicidade da simplicidade.  Atrizes conhecidas sem maquiagem, fotos feitas com a minima produção e usando basicamente luz natural. Ahh, todas vestidas.

Peter Lindberh fotografando Uma Thurman

 

 

 

 

 

 

 

O calendário de 2018 faz parte das viagens da mente e tem como tema Alice no País das Maravilhas. Clicado pelo fotógrafo  britânico Tim Walker, ele retrata pela primeira vez apenas artistas negros, 17 no total oriundos do universo da moda,  música,  cinema e do underground do rap. Duckie Thot a modelo que parece a Barbie é Alice, a Drag Queen RuPaul é a rainha de Copas e Whoopi Goldberg a Duquesa.

Descrever as imagens é dificil, mas ver os bastidores dessa viagem já é. Recomendo que você acesse o site oficial do calendário. Lá, além de ver o making of da próxima edição você poderá ver a sua história através dos bastidores  de todas as décadas e perceber como ele passou de um objeto de desejo sensual à condição de objeto de arte.

 

 

O site oficial é: http://pirellicalendar.pirelli.com/en/home

Logo no início do site você pode dar um play no vídeo dos bastidores e rolando a página mais detalhes dos personagens fotografados.  Mas eu recomendo que você acesse

Esse que vos escreve possui a versão 2003 do calendário e não vende por nada.

Tags: , ,


About the Author

José Antonio Ramalho, escreveu 120 livros sobre tecnologia, fotografia, mitologia grega para crianças e viagens. Foi co-apresentador da 4 temporada do programa 50x1 da Rede Record. Seus livros já foram traduzidos para diversos idiomas.



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to Top ↑