Fotografia

Published on May 25th, 2013 | by Ramalho

0

A fotografia moderna – do estático ao movimento

A foto convencional.

Desde a sua invenção em meados do século XIX, a fotografia se tornou a principal forma de registrar a vida. Por mais de 130 anos ela teve no papel o seu destino final, num registro estático de um momento do tempo.. Com a fotografia digital ela ganhou as telas dos computadores e TVs e monitores. O meio digital propiciou ampliar a forma como captamos e observamos uma foto.  Agora é possível sair das duas dimensões e da imobilidade para um mundo de movimento e tridimensionalidade.  Como fotógrafo acredito firmemente que uma foto vale por mil palavras, e portanto quero ilustrar esse post com uma mesma foto tirada da forma convencional, como voce vê loga abaixo desse parágrafo e usando novas tecnologias.

Vale de Ilara Turquia

A foto animada – Cinemagrafia

Parece vídeo mas não é.  Criar fotos que possuam animação em uma parte da imagem, não é algo novo, mas a técnica  chamada cinemagrafia esta ganhando muitos adeptos em função da facilidade que temos hoje de criar esse tipo de fotografia.

A foto animada se baseia num tipo de arquivo com a extensão .GIF. Esse arquivo permite juntar uma sequencia de imagens ou fotos e exibí-las de forma sequencial dando a impressão de ser um filme ou animação.

Até pouco tempo, para criar uma imagem como a que voce vê a s seguir, o fotógrafo tinha que tirar diversas fotos na mesma posição e depois, usando um programa específico colocar as fotos em sequencia e especificar manualmente qual parte da foto gostaria de exibir com movimento. Isso para cada uma das fotos que compõem o grupo de imagens da animação. Era realmente um trabalho desmotivador para o fotógrafo amador criar suas animações.

Com o NoKia Windows Phone que estou usando em minhas viagens  é possível usar um aplicativo de fotofagria chamado Cinemagrafia, que pode ser baixado gratuitamente na loja do Windows Phone no link http://bit.ly/11jWDkK.  Com ele criei a foto mostrada a seguir, onde a água do rio e apenas algumas folhas de uma árvore se movem.

WP_20130508_12_50_27_Cinemagraph

Tirar uma cinemagrafia é tão fácil quanto uma foto convencional. Na maioria dos aplicativos desse genero, basta ativar o aplicativo e apontar a camera para a cena. A unica diferença é que você deve manter o enquadramento por um tempo maior do que o normal, pois a camera irá tirar diversas fotos para depois criar a animação das áreas que voce apontar.

A foto tridimensional

um novo patamar da fotografia é a criação de uma foto em 360 graus   de visão.  Existem situações que uma foto convencional não consegue captar o ambiente em sua plenitude. A foto 360 graus permite colocar quem ve a foto no meio da cena e permitir que ele olhe para todos os angulos como se estivesse lá. Para entender melhor esse conceito, clique na imagem abaixo para ver uma foto em 360 graus do mesmo local onde fiz as duas fotos anteriores.   Pode ser que você seja solicitado a instalar um complemento do navegador chamado de Photosynt para poder visualizar a imagem. Nesse caso confirme a instalação pois a experiência vale a pena.

capture-20130525-174328

Uma vez carregado o site, basta usar o mouse ou as teclas de seta para girar a imagem. Bem, se você acessou a página viu como é incrível ver uma foto em 360 graus. Essa foto foi capturada com o aplicativo Photosynth do meu Windows phone.

A foto 360 graus é aquela que permite ao usuário olhar para cima, para baixo e para todos os lados, cobrindo efetivamente 360 graus de visão. Contudo, você pode criar fotos que mostrem somente o que está à sua frente criando assim uma foto de 180 graus. Na minha foto do vale do rio Ilhara na Turquia, deixei prosositalmente um buraco no céu, pois para mim não era importante mostrá-lo com detalhes. minha atenção era para o rio e para os penhascos à minha volta.

Se você tem um celular com outro sistema operacional, certamente irá encontrar aplicativos similares e poderá desfrutar de novas experiencias fotográficas que certamente vão lhe motivar a tirar mais fotos diferenciadas. No iOS coxew tem o iCinegraph e no Android o FotoDanz como referencia de cinemagrafia.

O que importa é tentar estender os limites da fotografia usando sua criatividade e estas incríveis ferramentas.

 

 


About the Author

José Antonio Ramalho, escreveu 120 livros sobre tecnologia, fotografia, mitologia grega para crianças e viagens. Foi co-apresentador da 4 temporada do programa 50x1 da Rede Record. Seus livros já foram traduzidos para diversos idiomas.



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to Top ↑